O maior animal do mundo

O maior animal do mundo

Podendo atingir comprimentos de 33 metros, as baleias azuis são os maiores animais que vivem no planeta terra. Recentemente, foram gravadas imagens raríssimas por especialistas da Universidade do Estado de Oregon, EUA, que mostram como as baleias escolhem as refeições.

É um comportamento muito importante para as baleias, já que elas têm de ter cuidado com o que estão engolindo. Tudo por causa do enorme tamanho destas.

Um hábito incomum

O vídeo foi gravado no Oceano Austral, perto da Nova Zelândia e mostra na perfeição tudo o que elas fazem quando se alimentam. As imagens documentam como elas encontram um cardume de krills (pequenos crustáceos semelhantes aos camarões).

A baleia gira e investe em direção aos crustáceos, mas não sem avaliar primeiro se o dispêndio de energia compensa o ganho que vai receber em troca com a refeição. Nas imagens, vemos ambas as situações. Numa, a baleia decide gastar a energia necessária para obter o alimento, noutra situação vemos quando a baleia decide rejeitar o alimento, quando avalia e decide que o ganho não justifica o gasto de energia.

A equipe de pesquisa da Universidade de Oregon analisou o vídeo e a alimentação da baleia e observou que ela se aproximava do cardume a uma velocidade de cerca de 6,7 quilômetros por hora. Porém, o simples movimento de abrir a enorme boca faz com que a baleia perca muita velocidade. Para recuperar novamente a velocidade, a baleia necessita de gastar uma grande quantidade de energia. É este processo que influencia a decisão da baleia, é por isso que elas avaliam quando é conveniente alimentarem-se e quando não. Surpreendente, não?

Fontes: Universidade de Oregon; National Geographic

Leave a Comment


Your email address will not be published.

seveja *